Este blog está licenciado sob os termos do Creative Commons. Clique no ícone para maiores informações. Creative Commons License

domingo, 27 de junho de 2010

União Européia quer energia do deserto

O sol do Saara vai virar energia na Europa

A Europa pretende importar energia solar gerada no norte da África nos próximos cinco anos, disse o comissário de energia européia, Günther Oettinger, segundo a Environment News Network - e ela deve ajudar a região a alcançar sua meta de 20% de energia renovável até 2020.
O Saara tem mais de 5,5 milhões de quilômetros quadrados, e quase o tamanho da Europa, ou dos Estados Unidos. O potencial solar da África é bastante conhecido. O continente teria mais que o suficiente de energia para satisfazer a necessidade de energia de todos os países em suas fronteiras.
Conhecido como a Iniciativa Industrial Desertec, um consórcio de 12 países liderados pela Alemanha contém algumas das maiores empresas européias de engenharia e eletricidade. O grupo pretende fornecer 15% da eletricidade da Europa até 2050 ou antes disso, via cabos de energia que se estenderiam pelo deserto e através do Mediterrâneo.  Da luz que incide sobre o Saara e os desertos do Oriente Médio, apenas 0.3% seriam necessários para satisfazer as exigências da Europa.

Fonte: Planeta Sustentável. http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaurgente/uniao-europeia-quer-energia-deserto-246735_post.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Paisagens do mundo